Nem sempre é preciso recorrer a um especialista para conferir itens básicos no seu automóvel. Algumas coisas podem ser verificadas por você mesmo
Esse artigo foi escrito por Boris Feldman e publicado pelo site: Autopapo.
Confira o site e o artigo original clicando aqui.
Boris Feldman é jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
O bom funcionamento do automóvel passa pelos cuidados com a manutenção, principalmente realizadas por mecânicos honestos. Mas, saiba que têm alguns itens básicos que você mesmo pode verificar antes de tirar o carro da garagem.
Não precisa ser um mecânico, basta um conhecimento mínimo do automóvel para uma inspeção visual básica de itens mecânicos e elétricos. Como, por exemplo, o funcionamento de faróis e lanternas: as luzes de alerta do painel, estão todas acendendo? O freio, quando se pisa no pedal, elas acendem? A luz de ré acende quando se engata a marcha a ré? As setas direcionais para a direita e para a esquerda e o pisca-alerta estão acendendo? E a caixa de fusíveis, não tem nenhum queimado? Estão todos lá ou já foram usados os de reservas?
Entre os itens mecânicos: os pneus não estão com bolhas na banda lateral? O sulcos com o mínimo de profundidade ou já quase carecas? Os níveis de fluídos de óleos são de fácil verificação (vide links abaixo). E, finalmente, a correia do alternador: veja se ela não está muito brilhante e já soltando os primeiros fiapos, hein?!